sexta-feira, 11 de novembro de 2011

EXTINÇÃO


Rinoceronte-negro

O rinoceronte-negro (Diceros bicornis) é um mamífero perissodáctilo. Difere-se do rinoceronte-branco não exatamente pela cor (ambas espécies são acinzentadas) e sim pelo formato de seus lábios. É encontrado na África.
Mede, no máximo, 1,50 m de altura. Seus dois chifres, o anterior e o posterior, podem medir 50 e 70 cm de comprimento respectivamente. Ele ataca apenas para se defender e é ferocíssimo. Sendo provocado, torna-se uma máquina quase invencível de destruição.

Situação até 2011

Existiam aproximadamente 4.240 (IUCN, 2008) em regiões africanas ao sul do Deserto do Saara. Por esse motivo, a caça ao rinoceronte foi um dos desportos mais procurados pelos caçadores profissionais e "turistas" que se embrenham na África à procura de sensações fortes. Uma subespécie, Diceros bicornis longipes, foi declarada extinta em 2006, tendo a IUCN confirmado a extinção em 2011. A caça esportiva a esses animais está entre os fatores que levaram ao total desaparecimento dos rinocerontes-negros da fauna silvestre.

Em novembro de 2011, a espécie foi declarada oficialmente extinta pela União Internacional pela Conservação da Natureza...

... É triste ouvir tal notícia, a morte definitiva de uma espécie ou raça. Desde muito tempo o homem vem destruindo e eliminando coisas e seres, hoje fiz esta postagem para reclamar ao mundo (ou pelo menos algumas pessoas), o quanto estamos sendo crueis, talvez isso não passe deste breve texto, talvez algumas pessoas nem leiam, mas hoje eu estou aqui para dar o adeus a mais um gigante majestoso que nossas gerações futuras só vão ver como nós estamos vendo agora, em imagens ou vídeos...

Esta foi a queda de mais um gigante invencível no reino animal, mas não invencível ao homem.


Quando o mundo vai abrir os olhos e ver que está se auto-destruindo?

Thiago César.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...